Céus do Imperador


Os imperadores tiveram um papel muito importante na historia da China. Conhecidos como filhos dos céus, governaram até o ano de 1912, queda do 12º e último imperador, Pu Yi ou Pu-Yi, 07.02.1906/17.10.1967. Também chamado Henry Aisin Gioro Pu Yi, nascido em Pequim, último imperador, de 1908 a 1912, foi forçado a abdicar. Escolhido e coroado em 1908, com a idade de dois anos, como sucessor da imperatriz Kuang-hsü, sua tia. Foi permitido a Pu Yi continuar morando na Cidade Proibida, sede imperial, onde manteve algumas de suas prerrogativas, inclusive o título de imperador. Quando os japoneses invadiram a China setentrional, ocupando a Manchúria, em 1931, e mudando o nome da região para Manchukuo, Pu Yi ocupou o trono de 1934/45, tornando-se imperador-fantoche dos japoneses e o último descendente da dinastia Manchu ou Qing 1934. (Wikipédia). Após a derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial, a Manchúria foi devolvida aos chineses. Pu Yi foi capturado pelos soviéticos, em 1945, e deportado com toda a sua família para a Sibéria. Liberado em 1949 foi entregue aos comunistas chineses, que o internaram no "campo de reeducação para criminosos de guerra" de Fushun, até o fim dos anos 1950. Liberado, instalou-se em Pequim, por autorização do Presidente Mao. Sua vida inspirou o filme O Último Imperador, dirigido por Bernardo Bertolucci. Na foto o Imperador 尔吉, Sérgio em português, numa das suas visitas ao Jumbo Restaurant, restaurante flutuante, marcando sua presença.

Céus do Restaurante Flutuante Jumbo Kingdom


Localizado em Aberdeen, Hong Kong, o restaurante Jumbo, um dos maiores restaurantes flutuantes do mundo, é um dos pontos turísticos mais visitados. Conhecido pela cozinha típica cantonesa, também serve outros pratos típicos chineses como ganso assado, pato de Pequim e pratos sazonais. Só não abuse do chá que te oferecem toda hora, pode funcionar como laxante. A iluminação, feita por cordas de luzes coloridas, que dá um belíssimo visual. Projetado como um palácio chinês é ricamente decorado, com capacidade para mais de 2.000 pessoas. Uma barca te leva do cais, decorado como as mesmas luzaes do Jumbo, para o restaurante, esse serviço é gratuito. Como recordação, você pode se tornar um imperador por alguns momentos. A vestimenta, fornecida pelo restaurante para a foto, é muito pesada e quente,  mas vale. Além de seus cortes largos, mangas volumosas e linhas retas, um ajuste solto formando dobras naturais, a roupa era jogada diretamente no corpo ou usado com uma faixa à cintura. Todo vestuário (túnicas e calças compridas ou túnicas e saias) utilizavam um número mínimo de pontos para a quantia de pano usada. E por causa de seu padrão e estrutura relativamente plana, extremidades bordadas, faixas decoradas, pano ou sedas drapejados, decorações nos ombros, as faixas eram sempre colocadas como ornamentação, se tornou uma das características sem igual da tradicional vestimenta chinesa.

Céus de Gladiadores


O Anfiteatro de Pompéia é o mais antigo anfiteatro romano existente, com capacidade para 20.000 pessoas, que data 70 AC. uma inscrição que, após o terremoto de 62, "Cuspius Pansa, pai e filho, restauraram este edifício com seu próprio dinheiro". O terraço era dividido em três setores: ima cavea (primeira fila ao redor da arena) para os magistrados e cidadãos principais, cavea media, mais acima, e summa cavea, na parte superior, para os outros espectadores. O parapeito ao redor da arena foi decorado com pinturas de combates gladiadores, cenas de caça, celebrações de vitória e assim por diante. Um belo afresco do anfiteatro mostra que o mesmo tinha um velarium, isto é, um toldo imenso que abrigava os espectadores do sol intenso, durante os jogos.
(no detalhe, dentro do anfiteatro)

Céus da Maia Foliona


Je suis
Tu es
Il/Elle/On est...
Assim, quase que do nada minha irmã começava com suas palhaçadas, conjugando o verbo ser em frances. Quase uma ode. Sempre divertida e prestativa. Quando eu estudava, sempre me ajudou a fazer as lições e desenhos pra escola; quando vinha nota baixa (o que era muito comum) ou algum bilhete de repreensão e tinha que devolver com a assinatura do meu pai e ela assinava por ele (detalhe imitando a assinatura).  Maia, como eu a chamava quando criança, eu te amo.
(na foto, vale salientar o tubo de Rodouro, ou lança-perfume como é mais conhecido)

Céu do Senhor dos Anéis


Madrid, reveillon 2001/2002.  El Corte Inglês, uma cadeia de lojas de departamento espanhola, fez da saga "O Senhor dos Anéis" o tema da decoração natalina daquele ano.
Conto de Natal - 1ª Parte
Era 24 de Dezembro. Família grande, toda reunida na casa da minha vó. Mesa farta de comida típica ucraniana, como os pirogues que a tia Nasta faz muito bem, até hoje. Já estava quase na hora do papai Noel chegar. Eu e a Silmara, minha prima inseparável, éramos os queridinhos da família, assim pensávamos, pois éramos os que mais ganhavam presentes. Fazíamos até uma pequena disputa pra ver quem ganhava mais. Tínhamos por volta de 6 e 7 anos e, desconfiados que, seu Erso, vizinho da minha vó, era quem se vestia de papai Noel, e resolvemos desvendar o mistério. Todos já estavam na cozinha onde o papai Noel iria sentar na cadeira ao lado da porta, entregar o presente para a tia Verinha, minha madrinha, que anunciava para quem era e quem presenteou, sempre muito animada. Saímos, sem que ninguém percebesse, pela porta da frente, demos a volta pelo corredor ao lado da casa até chegarmos aos fundos, onde havia dois pequenos cômodos, que chamávamos de paiol.

Céus de Bilbo Bolseiro


Detalhe da decoração: Bilbo Bolseiro, o hobbit que presenteia seu sobrinho Frodo com o anel, na frente de sua casa.
Conto de Natal - Final
O primeiro ficava a pequena sapataria do meu avo e o outro um verdadeiro salão de jogos: não sabia onde ia guardar alguma coisa, jogava lá. A luz da sapataria estava acesa. Ouvimos barulho e vozes. Quando abríamos a porta, vimos a tia Vera, o tio Amilton e tio Paulo ajudando a colocar a barba no bom velhinho, que quando nos viu caiu na gargalhada. Ao contrário dos meus tios que ficaram embasbacados, alem de, lógico, furiosos conosco. Bom pra encurtar levamos uma bronca daquele tamanho, além de ameaças de não ter presentes pra gente, pois éramos isso e aquilo. Claro que eram só ameaças, mas perdemos o ar da graça. Para o susto ser maior , pra pensarmos mesmo que não ganharíamos nada, os nossos presentes foram entregues por último. Sei que os natais de hoje são bastante diferentes da minha época de criança, mas ainda assim acredito que lendas como Papai Noel são importantes pra criançada, pois estimulam a capacidade da imaginação e de esperanças. Só tenho boas recordações dessa época. Sempre tive um FELIZ NATAL!

Céus da Plaza de Mayo


A Casa Rosada é um dos cartões-postais de Buenos Aires, a capital da Argentina. Ela foi construída em 1565, sendo chamada de Real Fortaleza de San Juan Baltasar da Áustria. Sua cor rósea, daí o nome da sede do governo federal do país, tem diferentes histórias, uma delas, dizem, é que na época em que foi pintada foi utilizada uma cor mais barata, feita a partir de sangue animal, e que era rosada. Localizada em frente à histórica Plaza de Mayo, palco de históricas manifestações e protestos artísticos, culturais e sociais, abriga também o Museu da Casa do Governo, que conta a história dos presidentes do país e narra as trocas de poder que ocorreram na Argentina. No balcão da Casa Rosada Evita discursou em prol da classe pobre argentina, cena reproduzida no filme homônimo, que conta a história de Eva Perón, a famosa primeira dama argentina conhecida por sua luta pelo reconhecimento dos direitos dos trabalhadores e das mulheres. A cena histórica foi filmada no próprio local.

Céu da Rainha Mãe

 
Dia de voltar pra casa, tempo para aproveitar um pouco mais de Londres, cidade incrível. No momento desta foto, a cidade parecia um pouco agitada, mais do que o normal, para mim. Barulho de sirene, muitos carros de policia, helicópteros. Apesar de disso tudo, continuei meu passeio de volta ao hotel. Tarde bacana, começo de primavera, temperatura agradável, sol. De volta ao meu quarto, liguei a televisão e acendi um cigarro. Então compreendi o que estava acontecendo. A Rainha Mãe tinha falecido.  A TV anunciava: Faleceu enquanto dormia a 30 de Março de 2002, vítima de infecção pulmonar. Elizabeth  Angela Marguerite Bowes Lyon, nome de batismo, recebeu o titulo de Rainha Mãe porque se manteve sempre ao lado do povo, ao qual apoiou e incentivou, mesmo debaixo de pesados bombardeamentos alemães. Ao ser aconselhada ir para o Canadá junto com suas filhas, para segurança da família real, respondeu: “As meninas não vão sem mim, eu não irei sem o Rei e o Rei não nos abandonará nunca”.

Céus do Quartier Latin


O Panthéon de Paris é um monumento em estilo neoclássico situado em pleno Quartier Latin. A fachada principal, 110 metros de comprimento e 84 metros de largura, está decorada com um pórtico de colunas de estilo coríntio que apóiam um frontão triangular da autoria David d'Angers. O edifício, em forma de cruz grega, é coroado por uma cúpula de 83 metros de altura, com um lanternim, uma  abertura na parte superior do telhado, para se conseguir adequada ventilação,  permitindo a renovação contínua do ar, resultando em ambiente confortável, no topo. O seu interior está decorado por pinturas acadêmicas de Puvis de Chavannes, Gros e Cabanel, entre outros. Iniciadas em 1764, as obras do edifício foram encomendadas pelo monarca Luís XV, o qual, após recuperar-se de uma grave doença, ordenou ao arquiteto Soufflot o erguimento de uma basílica em tributo à Santa Genoveva (padroeira de Paris), em substituição à antiga abadia ali existente. Hoje, na cripta, 70 célebres personagens da história francesa repousam – tais como escritores, cientistas, generais e políticos –, motivo pelo qual o frontão contém, inscrito, o interessante brocardo “Aux grands hommes, la patrie reconnaissante” ("Para os grandes homens, a pátria agradecida"), junto ao interessante baixo-relevo, de David d’Angers, alusivo à homenagem da pátria francesa a seus imponentes heróis.

Céu da Minha Loucura


Esta é uma das muitas loucuras que fiz: protagonizar o clipe de uma banda de rock chamada Fodata, com formação de uns camaradas meus, grandes amigos. Na seqüência está o "Making off". Confira o clipe aqui. A frase do pôster é de Albert Einstein. Arte do cartaz by Sid Gambarini.

Céu da Basílica de Maria - Montreal


Esta vista sensacional é da janela do quarto do hotel, que a neve deu um charme especial. A Catedral,  Basílica de Maria, Rainha do Mundo, é a sede da Igreja Católica Romana, Arquidiocese de Montreal, localizada no centro da cidade. É a terceira maior igreja em Québec. A construção foi ordenada pelo Mons. Ignácio Bourget, segundo bispo de Montreal, para substituir a antiga Catedral de Saint-Jacques, destruída por um incêndio em 1852. Mons. Ignácio Bourget queria que fosse uma réplica da Basílica de São Pedro, Vaticano, aproximadamente 1/3 menor, inclusive o interior. O primeiro arquiteto, Victor Bourgeau, recusou o projeto, depois de estudar a Basílica de São Pedro, alegando que não poderiam ser reproduzidos em uma escala menor. O trabalho começou em 1875 e a nova igreja foi consagrada em 1894, como a Catedral Saint James, o padroeiro da paróquia da igreja.. O papa Pio XII proclamou este título de Maria em sua encíclica Ad Cæli Reginam, em 1954. (fonte: Internet)

Céus da Inocência


Primeiro Céu - Outro dia, João Pedro, meu sobrinho neto, que acabou de completar 4 anos, estava vendo essas fotos com o Didio (avo) dele. Quando ele viu essa em especial, perguntou: Didio, quem é que está aí do meu lado... É você? (a  foto em questão é a postagem Viagem no tempo) Comentário que valeu essa postagem.
Segundo Céu - ...O engraçado foi que a Emme, que está quase com 6 anos, me reconheceu e perguntou: "Eu não sabia que tu era amiga do Santa Claus... Manda um e-mail pra ele e diz pra ele vir aqui nos visitar este ano... Nós moramos nos USA... E tu falas português... Então não tem desculpa pra ele não aparecer... " Estamos numa fria... ah ah ah (sobre a postagem da foto Natal em Los Angeles). Email de uma grande amiga que mora em Los Angeles que virou postagem.
Terceiro Céu – A foto foi tirada na Euro Disney, Paris.

Céu de Sergipe


Uma pausa que ninguém é de titânio. Aproveito para contar uma história.
Três amigas saíram de férias e foram para o Havaí. A primeira viagem de duas delas, na volta das férias, foi comigo para Foz do Iguaçú. Contaram suas aventuras, passeios, fotos, etc. “Nós brigamos porque eu queria uma foto sozinha numa certa árvore; a outra tinha visto a árvore primeiro, queria exclusividade; no fim pedimos pra alguém tirar uma foto das três juntas ( e com caras amarradas). Na volta a São Paulo, uma delas disse: Quero tirar a ultima “chapa” para revelar os três filmes juntos. Bati a última fotografia perguntei se podia tirar o filme da máquina, uma super potente Olympus trip. “Claro!” foi a resposta. Comecei os procedimentos. Ao mesmo tempo, me perguntaram o que eu estava fazendo. Retirando o filme, disse. Uma delas me olhou espantada: “Precisa tudo isso? Quando o filme terminava, eu só abria a tampa e enrolava o filme”. Falei que não podia ser desta maneira, pois expondo o filme à luz, ele queima! Risadas nervosas e depois gargalhadas.” Final: brigaram por causa de uma árvore e ficaram sem a foto. De recordação daquelas férias só meia dúzia de fotos do Havaí foram salvas.
(A propósito, a turbina onde estou sentado é de um B737, estacionado no aeroporto de Aracaju).

Céu da Águas de Pompéia


Bebedouros, chafarizes e fontes estão espalhadas na maior parte das ruas de Pompéia. Os mais abastados tinham fontes dentro de suas residências. O calçamento das ruas, bem como o principio do sistema de canalização de calas das casas particulares, que era feito de chumbo, por causa das chuvas, são usados até hoje. Casas em Pompéia apresentam um átrio e, em algumas outras, até um design de teto aberto. No final do cano, havia  um tanque para coletar a  água da chuva.

Céu de Toronto


Um dos cartões postais de Toronto, Canadá, é a CN Tower. Até 2007 foi considerada a maior estrutura do mundo, com 553 metros de altura. Do seu mirante pode-se ver a cidade inteira. Possui um restaurante giratório, mais ou menos 70 min. a volta completa, e ainda um chão de vidro, 340 metros acima do solo.

Céu do Buda de Esmeralda

 

Entrada e o guardião do templo do Buda de Esmeralda, Wat Phra Kaew, em Bangkok. Um dos mais bem guardados tesouros da Tailândia. Buda é um termo em sânscrito que pode ser traduzido como "o iluminado" ou "o despertado". Na foto com amigos.

Céu do Meu Brother


Já estou a algum tempo pensando em postar essa foto,  mas faltava texto. Rascunhos e rascunhos (digitais ou não) já foram para o lixo. Percebi então que a foto diz tudo, fala por si: um cara que sempre esteve ao meu lado, mesmo existindo a distância geográfica; sempre no meu pensamento, apesar do turbilhão de coisas que passam pela minha mente; sempre no meu coração. Assim é o meu irmão.

Céu da Ilha de Launtau


A estátua de Tian Tan Budha (Buda Gigante), que fica na ilha de Lantau, está entre as maiores da Ásia, 26 metros de altura e pesa 250 toneladas, feita toda de bronze. É necessário subir 268 degraus para alcançar a plataforma onde está o Buda sentado sobre uma flor de lótus. Para ter acesso ao interior, é preciso adquirir um cupom, onde há uma sala de exposições, três níveis abaixo do Grande Buda.

Céu da "A Encantada"

 
Que Santos-Dumont foi o pai da aviação,  que inventou o relógio de pulso todos sabem. Visitar sua casa em Petrópolis é fazer novas descobertas. A Encantada, como ele batizou sua residência de verão, é mais uma prova de sua genialidade. A escada, íngreme, externa e interna, tem os degraus recortados (detalhe), em forma de raquete, para facilitar os movimentos de subida e descida, evitando tropeços, foi projetada por ele. No 1º andar há um porão que servia de oficina; no 2º, em peça única, sala de estar /jantar, com biblioteca e estúdio; com acesso por uma escada quase vertical, sobe-se ao quarto e banheiro; a cama, sobre um jirau estreito está sobre uma cômoda espaçosa de muitos gavetões; o banheiro possui um chuveiro com aquecimento a álcool, feito com um balde perfurado dividido ao meio, com entradas para água fria e quente; os móveis da casa são complementos das paredes; o observatório astronômico tem acesso sobre o telhado de flandres (no detalhe com minha mãe), por uma curiosa escada de degraus fixados a uma única viga central, e corrimão de cabos de aço. A casa não tem cozinha, suas refeições eram preparadas num grande hotel que existiu ao lado de sua casa.

Céu das Ramblas


Como disse Caetano Veloso: No mais, as Ramblas do planeta Orchata de Chufa, si us plau (traduzindo do catalão, orchata de chufa, por favor). Na Catalunha, região onde fica Barcelona, fala-se oficialmente dois idiomas: o catalão e o espanhol. Orchata é o nome de diversas bebidas, não alcoólicas, e origem vegetal; chufa é uma espécie de tubérculo doce de origem oriental. As Ramblas de Barcelona formam um imenso calçadão que liga a Praça Catalunha ao porto da cidade, onde pedestres podem caminhar, ladeadas por ruas onde carros passam. Turistas lotam as Ramblas desde a manhã até altas horas da noite. Passeando por Las Ramblas encontramos La Boquería, primeiro Mercado Municipal de Barcelona, lojas, cafés, restaurantes, floriculturas e performances de vários tipos (mímicos, músicos, etc.), o Liceu, a Praça Real assim como o Monumento a Colón (Cristovão Colombo).

Céu do Porto Cheiroso


Hong Kong significa Porto Cheiroso, por receber a água adocicada do Rio das Pérolas ou com o incenso das fábricas de forro ao norte do litoral de Kowloon. Bela ilha, cidade moderna e gente que não acaba mais. Sabe quando você está com amigos e todos riem por qualquer bobagem? Esta foto ilustra o caso. Fiz piadinha com a placa que indica como ir para Sai Ying Pun, um bairro da ilha, apontando para a palavra Pun e tampando o nariz. Só teve graça na hora. Já me arrependi... Essa rua, onde esta a placa, fica perto de um luxuoso shopping: The Pacific Place.

Céu do Pensamento

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.
Friederich Nietzsche

Céu das Ruas de Pompéia


Pompéia ficou famosa por ter sido soterrada pela erupção do Vesúvio. A medida que era escavada sua arquitetura era revelada, aliás belas construções.  Mostrou ser uma cidade moderna como a travessia de pedestres. Blocos de pedra eram coladas ao longo da rua. Segundo um guia local, os espaços entre uma pedra e outra servia para facilitar a circulação das carroças. O sistema foi modernizado e é utilizado hoje. No lugar das pedras são utilizadas faixas para pedestres. Muito interessante.

Céu da Maia


Maia, melhor Marli, é minha irmã mais velha, que nessa foto fazia 15 anos, meu irmão  Mauri com 9 anos e eu com 4 anos. Saudades desse jardim. Gostava de brincar lá. Já com 10 anos, acho, eu ainda não sabia andar de bicleta. (Minha madrinha me disse que seu fosse de bicicleta até a casa dela, eu  ganharia uma. Fiquei sem, pois até hoje mal consigo andar). Meu vizinho e amigo, Sérgio tinha uma. Então andávamos no jardim, que era divido com roseiras (como na foto). Edizor, primo e amigo, também estava. Tentando me ensinar a andar, um deles segurou na  traseira da bicicleta. Achando que eu já estava equilibrado, largou a bicicleta. Qual o que! Mal consegui pedalar, desiquilibrei e caí na roseira. Os espinhos arranharam minha perna. Fiquei com marcas por um tempão. Foi muito dolorido, agora acho engraçado. Tem outras histórias, conto depois. Estou achando que o titulo poderia ser: Céu da Maia, mas a historia é minha...

Céu de Skukuza


Nessa área que os cinco dos maiores animais selvagens da África – leão, leopardo, elefante, búfalo e rinoceronte - chamados Big Five podem ser encontrados, assim como outros animais. Muitos consideram uma visita à África do Sul como incompleta sem ter visto e, talvez, fotografado, pelo menos um. A Big Five - lendas do deserto, que se tornaram sinônimo de África. (fonte: sites do Kruger National Park)

Céu do Parque Kruger


O Parque Kruger é um dos mais antigos de toda a África. Criado em 1898, pelo então Presidente sul-africano Paul Krüger (1825-1904). A placa comemorativa fica em Skukuza, foto, e homenageia aqueles que foram os Patronos da fundação do parque: James Stevenson-Hamilton, Paul Kruger e Piet Grobler. Skukuza está localizado no sul do Parque e é o acampamento mais popular da área. Fica quase na fronteira de Moçambique com a África do Sul. (fonte: sites do Kruger National Park).

Céu da 1ª Universidade do Brasil


A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a mais antiga instituição de ensino com concepção de universidade do Brasil fundada em 19 de Dezembro de 1912, inicialmente com o nome de Universidade do Paraná. Em 1920, por conta da política do governo federal, a Universidade foi desintegrada e passou a se constituir em faculdades isoladas até 1946, sendo reintegrada neste ano e depois "federalizada" em 1951, quando passou a ser uma instituição pública a oferecer ensino gratuito. Atualmente as instalações da universidade estão distribuídas em vários pontos da cidade de Curitiba e em outras cidades do Paraná. Em 1999, uma lei transformou o edifício no símbolo oficial da cidade. (fonte: Wiki: Universidade Federal do Paraná)

Céu da Nova Pátria


Meu avô chamava-se, possivelmente, Vasiliy, nome comum na Ucrânia e que acabou se transformando em Brasílio. Pois, por ouvidos não acostumados com nomes estrangeiros muitos nomes, se perderam ou foram, "abrasileirados" na chegada ao Brasil. Sua origem variava em função de guerras internas. Ele nasceu na Ucrânia, Tornopol ou Tarnopol, que estava sob o domínio da Rússia. Quando chegou ao Brasil, seu passaporte, dizia que era polonês, pois na época era dominada pela Polônia. Mais tarde a cidade pertenceu à Alemanha. Voltou a ser da Rússia até conseguir a sua independência. Em 1912, ele desembarcou no Brasil no Porto do Rio de Janeiro, aos15 anos. Veio acompanhado de  seu tio e tutor: Shumelka. Seu nome não consta na lista de passageiros do navio Hamburgo, que o trouxe para cá, no local de embarque ou desembarque, o que nos leva a pensar que as datas (embarque ou desembarque) não estejam corretas. Só em 1939 ele regularizou sua situação como estrangeiro no Brasil, quando obteve o visto de permanência. Não achei documentação anterior a esta data. Em 2011 será comemorado os 120 anos de imigração ucraniana no Brasil. Curiosidade: o mês e ano  que meu avo chegou, foi o mesmo em que Titanic afundou. (texto e pesquisa: Ana Carolina - minha prima)

A Neve

"Batem leve, levemente,/Como quem chama por mim./
Será chuva? Será gente?/Gente não é, certamente
E a chuva não bate assim.
Fui ver. A neve caía /Do azul cinzento do céu, 
Branca e leve, branca e fria... /-Há quanto tempo a não via! 
E que saudades, Deus meu! "
Augusto Gil

Ei! Acho que comecei com um texto que a foto tinha que ter neve, não? Não! Nas férias de Julho, todo ano, minhas primas Sueli (foto) e Silmara iam lá pra minha casa. Todos quase com a mesma idade (10, 8 e 7 anos). Quando chovia. tínhamos que brincar dentro de casa. Era o caso daquela tarde. Chovia muito em Curitiba. Decidimos brincar de teatro. Sueli resolveu declamar. E fez eu e a Silmara  rolar de rir, declamando esta poesia de uma maneira muito engraçada. Estávamos na sala, ela chegou perto da porta de entrada, fechou sua mão e bateu forte, várias vezes, na porta e começou a recitar: "Batem leve, levemente..." bom dai por diante, mesmo que ela quisesse continuar recitando sério seria impossível. Até hoje, quando nos falamos, conversamos a respeito e é riso na certa. Grande amiga.

A Clockwork Orange (Laranja Mecânica)


Alex DeLarge, digo, eu, meu primo Júlio (meio irmão por inteiro) e minha prima  Ana (grande amiga) em frente a casa onde nasci. Havia um seriado na TV chamado Bat Masterson, figura legendária do Velho Oeste  americano, então ganhei adereços (chapéu e a bengala) do personagem do seriado, pois minha madrinha adorava me fantasiar para o baile infantil de Carnaval  (este de 1963 mais/menos). Hoje eu prefiro dizer que é do filme Laranja Mecânica.

Céu de Fortaleza


O prédio, no centro de Fortaleza, onde funciona o Centro de Turismo (conheci como Mercado Modelo), foi construído entre  1856 e 1866, era a antiga Cadeia Pública.  Caracteriza-se pela clareza e simplicidade de sua forma clássica. As celas são, hoje, lojas de artesanato. Tem dois museus: o de Minerais e o de Arte e Cultura Populares. Como bom turista, emprestei vários objetos da loja só para a foto,

Céu de Bangkok ( กรุงเทพมหานคร)


Bangcoc é uma abreviação do nome da cidade, que consta no livro dos recordes o Guinness como o maior nome de cidade do mundo: Krung Thep Mahanakhon Amon Rattanakosin Mahinthara Yuthaya Mahadilok Phop Noppharat Ratchathani Burirom Udomratchaniwet Mahasathan Amon Piman Awatan Sathit Sakkathattiya Witsanukam Prasi, em português, significa: "A cidade dos anjos, a grande cidade, a cidade que é jóia eterna, a cidade inabalável do deus Indra, a grande capital do mundo ornada com nove preciosas gemas, a cidade feliz, Palácio Real enorme em abundância que se assemelha à morada celestial onde reina o deus reencarnado, uma cidade dada por Indra e construída por Vishnukam". As letras parecem desenhos, são lindas. Na foto, estou retornando de uma rápida volta de elefante, dá um medo de cair lá de cima!!!

Céu da Fontana di Trevi


Dizem  que se você atirar uma moeda, de costas para a fonte, com  a mão direita sobre o ombro esquerdo, seu retorno à Roma está garantido. Existem outras lendas, mas essa, com certeza, é a mais conhecida. Construida pelo arquiteto Savi, em 1735, foi decorada por vários artistas da escola de Berini. A Fontana di Trevi (Fonte dos Trevos) é a frente do Palacio Poli, decorada com estátuas e baixos-relevos em pedra. Há dezenas de fontes de água pela cidade, esculpidas em diversos tamanhos e de uma beleza indiscútivel. Bicas de água potável também são encontradas espalhadas por toda Roma. A construção de sistemas complexos usando aquedutos para a bomba de abastecimento de água através das fontes. Uma curiosidade: é muito comum bares e lanchonetes deixarem as torneiras sempre abertas. Dizem que a pressão causada pela abundância da água é tão forte que poderia arrenbentar o encanamenteo; estou vendendo o peixe pelo preço que comprei.

Parque de Leões - Africa do sul


Um dos passeios Johannesburg foi a um parque de leões. Estávamos num carro todo fechado e os grupos de  leões não passavam muito perto. Uma cena um pouco chocante foi ver eles se alimentando. Um caminhão entrou na área cercada e deixou um cavalo morto no chão. Aos poucos, uns quatro se aproximaram, começaram a cheirar o animal, e começaram a distrincha-lo. Fui também visitar, espécie de "berçário" onde ficam os bebes. Para tirar uma foto com um leãozinho, você paga uma taxa, para ajudar na alimentação deles. O guia me explicou que devido aos "carinhos" do macho, a reserva estava perdendo muitos bebes. Até uns 5 meses eles tomam mamadeira com um tipo de leite preparado  com ingredientes que dão sustento suficiente. Depois uma rápida adaptação, e são devolvidos à reserva. Esse que esta no meu colo tinha 3 meses, na época, era do tamanho de um gato adulto e pesava mais ou menos  4, 5kg.

Mosteiro dos 10.000 Budas


No alto de uma colina, no município Novos Territórios de Sha Tin, o Mosteiro dos Dez Mil Budas é um dos locais mais sagrados em Hong Kong. Durante o percurso, encontra-se inúmeras imagens de Buda, de todas as formas e tamanhos. Vale o esforço dos mais de 400 degraus. No topo da colina você encontra um lindo pagode e um templo com mais de 13.000 pequenas imagens de Buda revestindo a parede. O pagode possue 9 andares. No interior do templo, que é coberto de ouro, esta o corpo embalsamado do monge que fundou o mosteiro.

Céu de Playboy


"Ói os mano aí". Meu tio e padrinho, de chapéu preto. Grande cara. A primeira barba que eu fiz na vida foi ele que me orientou. "Sempre puxando do aparelho (era daqueles que tinha que colocar a gilete, alguém lembra?) pra baixo; depois ao contrário. Mas nunca me passe de lado que te corta e arrebenta o rosto." O outro " playba" é meu pai.

Curiosidades do Céu de Pompéia


Você pode visitar a cidade acompanhado de um guia que conta detalhes e curiosidades, além de uma verdadeira aula de historia in loco. Não queria gastar dinheiro e então procurava ficar na cola de um e outro grupo de turistas que tinha guia. Um grupo ouvia atentamente o que o guia dizia: Era comum pichações politicas, apontando para casa na nossa frente, com o nome do candidato e sua pretensão; Pesquisando sobre a cidade encontrei o seguinte texto: "Você verá em Pompéia também curiosidades como propagandas eleitorais pichadas nos muros, louvando as qualidades dos candidatos e suas promessas... " (Guia do Turista Brasilieiro - GTB). E eu que pensei ser pura invencionice do guia.

Céu de Pompéia


Depois de uma violenta erupção do vulcão Vesúvio, no ano de 79 D .C., que lançou lavas a uma temperatura com mais de 500º , pedras e cinzas, as cidades de Pompéia e Herculano (mais próxima do vulcão) ficaram soterradas por uma camada de mais de 15 metros. Conta-se que um Sheik árabe comprou as terras, maravilhado com a beleza do local, sem saber que as cidades estavam embaixo. Quando começou a limpeza do local partes da cidade de Herculano (primeiro local a ser escavado) foi surgindo, até chegarem a Pompéia. Outra versão é que no Renascimento, os italianos descobriram antigos manuscritos, que citavam as duas cidades, mas a localização era um mistério. Em 1709, ao ser cavado um poço, num mosteiro construído no local,encontraram-se uma fileira de cadeiras da galeria do teatro de Herculano, e pedaços de mármore raro. Existem outras versões. Homens e animais  foram encontrados petrificados. Para conservação foi utilizado gesso, para manter as formas  que foram encontrados. Os detalhes são impressionantes. Há muito mais pra se falar e mostrar.

Céu Entre Nagoya e Narita


Algumas vezes minha viagem terminava em Nagoya e o retorno iniciava em Narita. Então seguíamos  de avião por outra empresa. Esta postagem serve de gancho para outra curiosidade do voos que partem de Los Angeles para o Japão. Quando partíamos de Los Angeles tínhamos (mais ou menos) três a três horas e meia  de voo noturno. O avião saia às 08:00 hs da manhã, três horas depois ficava noite (linha internacinal de data) e logo em seguida amanhecia. Na volta a mesma coisa. Sempre estávamos indo em direção ao sol

Céu do meu дідусь


дідусь (didius) - Traduzindo do ucraniano: avo. Uma ocasião, ele brigou com minha avó e eu, minha mãe, minhas tia estávamos na casa dele. Eu de devia te uns oito anos. Lembro que ele pegou um machado de cortar lenha e ameaçou minha avó dizendo que ia quebrar a casa inteira. Agora é engraçado, mas na hora todos se apavoraram, foi uma choradeira só. Mas, qual o que, era só da boca pra fora. Era um cara bravo, mas só se fosse necessário. Simples, sincero. Gostava de sentar no colo dele pra ouvir suas histórias ou me ensinar cantigas para crianças em seu idioma. Algumas, ainda que a pronúncia eu fale errado, sei cantar. Mas a coisa mais marcante que ele falava repito ainda hoje, por exemplo,  é quando sentávamos à mesa para qualquer refeição e começávamos, eu e meus primos, a brincar com os talheres batendo no prato, logo se escutava a clássica frase: ESCUITE!! ISSO TÁ MEXENDO COM VOCÊ? Tem mais histórias, e claro, mais fotos. Por hora deixo apenas um registro de uma pessoa ESPETACULAR: MEU DIDIO.