Os imperadores tiveram um papel muito importante na historia da China. Conhecidos como filhos dos céus, governaram até o ano de 1912, queda do 12º e último imperador, Pu Yi ou Pu-Yi, 07.02.1906/17.10.1967. Também chamado Henry Aisin Gioro Pu Yi, nascido em Pequim, último imperador, de 1908 a 1912, foi forçado a abdicar. Escolhido e coroado em 1908, com a idade de dois anos, como sucessor da imperatriz Kuang-hsü, sua tia. Foi permitido a Pu Yi continuar morando na Cidade Proibida, sede imperial, onde manteve algumas de suas prerrogativas, inclusive o título de imperador. Quando os japoneses invadiram a China setentrional, ocupando a Manchúria, em 1931, e mudando o nome da região para Manchukuo, Pu Yi ocupou o trono de 1934/45, tornando-se imperador-fantoche dos japoneses e o último descendente da dinastia Manchu ou Qing 1934. (Wikipédia). Após a derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial, a Manchúria foi devolvida aos chineses. Pu Yi foi capturado pelos soviéticos, em 1945, e deportado com toda a sua família para a Sibéria. Liberado em 1949 foi entregue aos comunistas chineses, que o internaram no "campo de reeducação para criminosos de guerra" de Fushun, até o fim dos anos 1950. Liberado, instalou-se em Pequim, por autorização do Presidente Mao. Sua vida inspirou o filme O Último Imperador, dirigido por Bernardo Bertolucci. Na foto o Imperador 塞尔吉奥, Sérgio em português, numa das suas visitas ao Jumbo Restaurant, restaurante flutuante, marcando sua presença.
Céus do Restaurante Flutuante Jumbo Kingdom
Localizado em Aberdeen, Hong Kong, o restaurante Jumbo, um dos maiores restaurantes flutuantes do mundo, é um dos pontos turísticos mais visitados. Conhecido pela cozinha típica cantonesa, também serve outros pratos típicos chineses como ganso assado, pato de Pequim e pratos sazonais. Só não abuse do chá que te oferecem toda hora, pode funcionar como laxante. A iluminação, feita por cordas de luzes coloridas, que dá um belíssimo visual. Projetado como um palácio chinês é ricamente decorado, com capacidade para mais de 2.000 pessoas. Uma barca te leva do cais, decorado como as mesmas luzaes do Jumbo, para o restaurante, esse serviço é gratuito. Como recordação, você pode se tornar um imperador por alguns momentos. A vestimenta, fornecida pelo restaurante para a foto, é muito pesada e quente, mas vale. Além de seus cortes largos, mangas volumosas e linhas retas, um ajuste solto formando dobras naturais, a roupa era jogada diretamente no corpo ou usado com uma faixa à cintura. Todo vestuário (túnicas e calças compridas ou túnicas e saias) utilizavam um número mínimo de pontos para a quantia de pano usada. E por causa de seu padrão e estrutura relativamente plana, extremidades bordadas, faixas decoradas, pano ou sedas drapejados, decorações nos ombros, as faixas eram sempre colocadas como ornamentação, se tornou uma das características sem igual da tradicional vestimenta chinesa.
Céus de Gladiadores
O Anfiteatro de Pompéia é o mais antigo anfiteatro romano existente, com capacidade para 20.000 pessoas, que data 70 AC. Há uma inscrição que, após o terremoto de 62, "Cuspius Pansa, pai e filho, restauraram este edifício com seu próprio dinheiro". O terraço era dividido em três setores: ima cavea (primeira fila ao redor da arena) para os magistrados e cidadãos principais, cavea media, mais acima, e summa cavea, na parte superior, para os outros espectadores. O parapeito ao redor da arena foi decorado com pinturas de combates gladiadores, cenas de caça, celebrações de vitória e assim por diante. Um belo afresco do anfiteatro mostra que o mesmo tinha um velarium, isto é, um toldo imenso que abrigava os espectadores do sol intenso, durante os jogos.
(no detalhe, dentro do anfiteatro)
Céus da Maia Foliona
Je suis
Tu es
Il/Elle/On est...
Assim, quase que do nada minha irmã começava com suas palhaçadas, conjugando o verbo ser em frances. Quase uma ode. Sempre divertida e prestativa. Quando eu estudava, sempre me ajudou a fazer as lições e desenhos pra escola; quando vinha nota baixa (o que era muito comum) ou algum bilhete de repreensão e tinha que devolver com a assinatura do meu pai e ela assinava por ele (detalhe imitando a assinatura). Maia, como eu a chamava quando criança, eu te amo.
(na foto, vale salientar o tubo de Rodouro, ou lança-perfume como é mais conhecido)
Céu do Senhor dos Anéis
Madrid, reveillon 2001/2002. El Corte Inglês, uma cadeia de lojas de departamento espanhola, fez da saga "O Senhor dos Anéis" o tema da decoração natalina daquele ano.
Conto de Natal - 1ª Parte
Era 24 de Dezembro. Família grande, toda reunida na casa da minha vó. Mesa farta de comida típica ucraniana, como os pirogues que a tia Nasta faz muito bem, até hoje. Já estava quase na hora do papai Noel chegar. Eu e a Silmara, minha prima inseparável, éramos os queridinhos da família, assim pensávamos, pois éramos os que mais ganhavam presentes. Fazíamos até uma pequena disputa pra ver quem ganhava mais. Tínhamos por volta de 6 e 7 anos e, desconfiados que, seu Erso, vizinho da minha vó, era quem se vestia de papai Noel, e resolvemos desvendar o mistério. Todos já estavam na cozinha onde o papai Noel iria sentar na cadeira ao lado da porta, entregar o presente para a tia Verinha, minha madrinha, que anunciava para quem era e quem presenteou, sempre muito animada. Saímos, sem que ninguém percebesse, pela porta da frente, demos a volta pelo corredor ao lado da casa até chegarmos aos fundos, onde havia dois pequenos cômodos, que chamávamos de paiol.
Céus de Bilbo Bolseiro
Detalhe da decoração: Bilbo Bolseiro, o hobbit que presenteia seu sobrinho Frodo com o anel, na frente de sua casa.
Conto de Natal - Final
O primeiro ficava a pequena sapataria do meu avo e o outro um verdadeiro salão de jogos: não sabia onde ia guardar alguma coisa, jogava lá. A luz da sapataria estava acesa. Ouvimos barulho e vozes. Quando abríamos a porta, vimos a tia Vera, o tio Amilton e tio Paulo ajudando a colocar a barba no bom velhinho, que quando nos viu caiu na gargalhada. Ao contrário dos meus tios que ficaram embasbacados, alem de, lógico, furiosos conosco. Bom pra encurtar levamos uma bronca daquele tamanho, além de ameaças de não ter presentes pra gente, pois éramos isso e aquilo. Claro que eram só ameaças, mas perdemos o ar da graça. Para o susto ser maior , pra pensarmos mesmo que não ganharíamos nada, os nossos presentes foram entregues por último. Sei que os natais de hoje são bastante diferentes da minha época de criança, mas ainda assim acredito que lendas como Papai Noel são importantes pra criançada, pois estimulam a capacidade da imaginação e de esperanças. Só tenho boas recordações dessa época. Sempre tive um FELIZ NATAL!
Céus da Plaza de Mayo
A Casa Rosada é um dos cartões-postais de Buenos Aires, a capital da Argentina. Ela foi construída em 1565, sendo chamada de Real Fortaleza de San Juan Baltasar da Áustria. Sua cor rósea, daí o nome da sede do governo federal do país, tem diferentes histórias, uma delas, dizem, é que na época em que foi pintada foi utilizada uma cor mais barata, feita a partir de sangue animal, e que era rosada. Localizada em frente à histórica Plaza de Mayo, palco de históricas manifestações e protestos artísticos, culturais e sociais, abriga também o Museu da Casa do Governo, que conta a história dos presidentes do país e narra as trocas de poder que ocorreram na Argentina. No balcão da Casa Rosada Evita discursou em prol da classe pobre argentina, cena reproduzida no filme homônimo, que conta a história de Eva Perón, a famosa primeira dama argentina conhecida por sua luta pelo reconhecimento dos direitos dos trabalhadores e das mulheres. A cena histórica foi filmada no próprio local.
Céu da Rainha Mãe
Dia de voltar pra casa, tempo para aproveitar um pouco mais de Londres, cidade incrível. No momento desta foto, a cidade parecia um pouco agitada, mais do que o normal, para mim. Barulho de sirene, muitos carros de policia, helicópteros. Apesar de disso tudo, continuei meu passeio de volta ao hotel. Tarde bacana, começo de primavera, temperatura agradável, sol. De volta ao meu quarto, liguei a televisão e acendi um cigarro. Então compreendi o que estava acontecendo. A Rainha Mãe tinha falecido. A TV anunciava: Faleceu enquanto dormia a 30 de Março de 2002, vítima de infecção pulmonar. Elizabeth Angela Marguerite Bowes Lyon, nome de batismo, recebeu o titulo de Rainha Mãe porque se manteve sempre ao lado do povo, ao qual apoiou e incentivou, mesmo debaixo de pesados bombardeamentos alemães. Ao ser aconselhada ir para o Canadá junto com suas filhas, para segurança da família real, respondeu: “As meninas não vão sem mim, eu não irei sem o Rei e o Rei não nos abandonará nunca”.
Céus do Quartier Latin
O Panthéon de Paris é um monumento em estilo neoclássico situado em pleno Quartier Latin. A fachada principal, 110 metros de comprimento e 84 metros de largura, está decorada com um pórtico de colunas de estilo coríntio que apóiam um frontão triangular da autoria David d'Angers. O edifício, em forma de cruz grega, é coroado por uma cúpula de 83 metros de altura, com um lanternim, uma abertura na parte superior do telhado, para se conseguir adequada ventilação, permitindo a renovação contínua do ar, resultando em ambiente confortável, no topo. O seu interior está decorado por pinturas acadêmicas de Puvis de Chavannes, Gros e Cabanel, entre outros. Iniciadas em 1764, as obras do edifício foram encomendadas pelo monarca Luís XV, o qual, após recuperar-se de uma grave doença, ordenou ao arquiteto Soufflot o erguimento de uma basílica em tributo à Santa Genoveva (padroeira de Paris), em substituição à antiga abadia ali existente. Hoje, na cripta, 70 célebres personagens da história francesa repousam – tais como escritores, cientistas, generais e políticos –, motivo pelo qual o frontão contém, inscrito, o interessante brocardo “Aux grands hommes, la patrie reconnaissante” ("Para os grandes homens, a pátria agradecida"), junto ao interessante baixo-relevo, de David d’Angers, alusivo à homenagem da pátria francesa a seus imponentes heróis.
Céu da Minha Loucura
Esta é uma das muitas loucuras que fiz: protagonizar o clipe de uma banda de rock chamada Fodata, com formação de uns camaradas meus, grandes amigos. Na seqüência está o "Making off". Confira o clipe aqui. A frase do pôster é de Albert Einstein. Arte do cartaz by Sid Gambarini.
Céu da Basílica de Maria - Montreal
Esta vista sensacional é da janela do quarto do hotel, que a neve deu um charme especial. A Catedral, Basílica de Maria, Rainha do Mundo, é a sede da Igreja Católica Romana, Arquidiocese de Montreal, localizada no centro da cidade. É a terceira maior igreja em Québec. A construção foi ordenada pelo Mons. Ignácio Bourget, segundo bispo de Montreal, para substituir a antiga Catedral de Saint-Jacques, destruída por um incêndio em 1852. Mons. Ignácio Bourget queria que fosse uma réplica da Basílica de São Pedro, Vaticano, aproximadamente 1/3 menor, inclusive o interior. O primeiro arquiteto, Victor Bourgeau, recusou o projeto, depois de estudar a Basílica de São Pedro, alegando que não poderiam ser reproduzidos em uma escala menor. O trabalho começou em 1875 e a nova igreja foi consagrada em 1894, como a Catedral Saint James, o padroeiro da paróquia da igreja.. O papa Pio XII proclamou este título de Maria em sua encíclica Ad Cæli Reginam, em 1954. (fonte: Internet)
Céus da Inocência
Primeiro Céu - Outro dia, João Pedro, meu sobrinho neto, que acabou de completar 4 anos, estava vendo essas fotos com o Didio (avo) dele. Quando ele viu essa em especial, perguntou: Didio, quem é que está aí do meu lado... É você? (a foto em questão é a postagem Viagem no tempo) Comentário que valeu essa postagem.
Segundo Céu - ...O engraçado foi que a Emme, que está quase com 6 anos, me reconheceu e perguntou: "Eu não sabia que tu era amiga do Santa Claus... Manda um e-mail pra ele e diz pra ele vir aqui nos visitar este ano... Nós moramos nos USA... E tu falas português... Então não tem desculpa pra ele não aparecer... " Estamos numa fria... ah ah ah (sobre a postagem da foto Natal em Los Angeles). Email de uma grande amiga que mora em Los Angeles que virou postagem.
Terceiro Céu – A foto foi tirada na Euro Disney, Paris.
Céu de Sergipe
Uma pausa que ninguém é de titânio. Aproveito para contar uma história.
Três amigas saíram de férias e foram para o Havaí. A primeira viagem de duas delas, na volta das férias, foi comigo para Foz do Iguaçú. Contaram suas aventuras, passeios, fotos, etc. “Nós brigamos porque eu queria uma foto sozinha numa certa árvore; a outra tinha visto a árvore primeiro, queria exclusividade; no fim pedimos pra alguém tirar uma foto das três juntas ( e com caras amarradas). Na volta a São Paulo, uma delas disse: Quero tirar a ultima “chapa” para revelar os três filmes juntos. Bati a última fotografia perguntei se podia tirar o filme da máquina, uma super potente Olympus trip. “Claro!” foi a resposta. Comecei os procedimentos. Ao mesmo tempo, me perguntaram o que eu estava fazendo. Retirando o filme, disse. Uma delas me olhou espantada: “Precisa tudo isso? Quando o filme terminava, eu só abria a tampa e enrolava o filme”. Falei que não podia ser desta maneira, pois expondo o filme à luz, ele queima! Risadas nervosas e depois gargalhadas.” Final: brigaram por causa de uma árvore e ficaram sem a foto. De recordação daquelas férias só meia dúzia de fotos do Havaí foram salvas.
(A propósito, a turbina onde estou sentado é de um B737, estacionado no aeroporto de Aracaju).
Céu da Águas de Pompéia
Bebedouros, chafarizes e fontes estão espalhadas na maior parte das ruas de Pompéia. Os mais abastados tinham fontes dentro de suas residências. O calçamento das ruas, bem como o principio do sistema de canalização de calas das casas particulares, que era feito de chumbo, por causa das chuvas, são usados até hoje. Casas em Pompéia apresentam um átrio e, em algumas outras, até um design de teto aberto. No final do cano, havia um tanque para coletar a água da chuva.
Céu de Toronto
Um dos cartões postais de Toronto, Canadá, é a CN Tower. Até 2007 foi considerada a maior estrutura do mundo, com 553 metros de altura. Do seu mirante pode-se ver a cidade inteira. Possui um restaurante giratório, mais ou menos 70 min. a volta completa, e ainda um chão de vidro, 340 metros acima do solo.
Assinar:
Postagens (Atom)