Céus de Carlitos


"A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela termina. Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está todo de trás pra frente. Nós deveríamos morrer primeiro, nos livrar logo disso. Daí viver num asilo, até ser chutado pra fora de lá por estar muito novo. Ganhar um relógio de ouro e ir trabalhar. Então você trabalha 40 anos até ficar novo o bastante pra poder aproveitar sua aposentadoria. Aí você curte tudo, bebe bastante álcool, faz festas e se prepara para a faculdade. Você vai para colégio, tem várias namoradas, vira criança, não tem nenhuma responsabilidade, se torna um bebezinho de colo, volta pro útero da mãe, passa seus últimos nove meses de vida flutuando. E termina tudo com um ótimo orgasmo! Não seria perfeito?"
Charles Chaplin - (Londres 17.04.1889 - Corsier-sur-Vevey 25.12.1977)
A foto é no Regente Park, Londres.

Céus de Maputo


Lourenço Marques, antigo nome da capital de Moçambique, foi fundada em 1782. A cidade passou a chamar-se Maputo depois da Independência Nacional, uma decisão anunciada pelo então presidente Samora Machel, a 3 de Fevereiro de 1976. O nome provém do Rio Maputo, que marca parte da fronteira sul do país e que, durante a guerra pela independência de Moçambique, adquirira grande ressonância através do slogan "Viva Moçambique unido do Rovuma ao Maputo" (o Rovuma é o rio que forma a fronteira com a Tanzânia). Com a independência, a cidade sofreu um imenso afluxo populacional, devido à guerra civil travada no interior do país (1976-1992) e à falta de infra-estruturas nas zonas rurais. Para além destas duas designações, a cidade e a sua área também foram conhecidas por outros nomes, como Baía da Lagoa, Xilunguíne ou Chilunguíne (local onde se fala português), Mafumo, Camfumo ou Campfumo (do clã dos M'pfumo, o reino mais importante que existia nesta região), Delagoa e Delagoa Bay, sendo esta mais conhecida internacionalmente pelo menos até aos primeiros anos do século XX.
A foto é do Hotel Polana, considerado um dos melhores da África. Da varanda do meu quarto eu tinha uma vista incrível da Baía de Maputo (Oceano Indico) e de uma ilha de nome, no mínimo, peculiar: Ilha de Inhaca.