Viagem no tempo


Uma noite dessa, bebendo com amigos, conversamos bastante sobre o blog. Contei algumas histórias e fatos curiosos sobre as minhas viagens, quando um deles me disse bem assim: "Bem curiosa aquela foto sobre a Linha Internacinal de Data, eu nunca tinha ouvido falar". Expliquei que, por exemplo, um voo saindo de Los Angeles por volta de 08:00 hs numa quinta feira, chega em Narita por volta de 13:00 hs da sexta feira (11:00 hs de voo mais 17:00 hs de fuso horário); na volta de Narita, o o avião sai por volta de 17:00hs do sábado, chegando em Los Angeles mais ou menos 09:30 hs do mesmo sábado. O fuso é o mesmo, porém, a força dovento ajuda a "empurrar" o avião diminuindo a duração da viagem em mais ou menos de 1:40 a 2:00 hs. Todos acharam muito intessante, divertido. Após chegar em fiquei pensando (coisa rara): Posso dizer que viajei no tempo: tanto na ida a Narita, como na volta a Los Angeles. É como olhar essa foto. Eu com 1 ano de idade e com 56 anos. Eu me vejo nas presente nas duas. Viajando no tempo e espaço. Cada um pode ter sua viagem particular no tempo.

Céu Entre Los Angeles e Toquio


Numa das, muitas, vezes que fui ao Japão tive o oportunidade e privilégio de ver e fotografar este céu espetacular. "Esta aí em cima é a Linha Internacional de Data, uma convenção adotada por todos os países do mundo. Localizada no meridiano 180˚ a Linha Internacional de Data - também conhecida como Linha de Mudança de Data, é uma fronteira imaginária entre o hoje e o amanhã, determinando onde começa e termina cada dia. Imagine que hoje, 20 de Janeiro, você esteja cruzando o Pacífico no sentido oeste, indo de Los Angeles a Tokyo. No exato momento em que seu avião cruzar a Linha Internacional de Data você estará no dia 21. No trajeto inverso indo para o leste (Tokyo - Los Angeles) realizado na mesma data, você "ganharia" um dia, retrocedendo até 19 de Janeiro." (texto explicativo - voltaaomundo2010.blogspot.com)

Teatro Oficina


 Em 1994, tentei fazer algo produtivo nas minhas folgas, que às vezes chegavam a ser 10 dias seguidos. Conheci muitos atores e comecei a frequentar o meio artístico. Comecei a gostar e pus a mão na massa. Como a experiência era zero, comecei a ajudar na produção executiva. Foi nessa época que Cristiane Torloni fez a Rainha Gertrudes em Hamlet. Bastou acrescentar o nome do personagem, pois, na realidade, Rainha ela já é. Na foto, um papo após o ensaio.

Céu de Roma


Aproveitando o gancho sobre ópera, outra oportunidade que tive foi conhecer o local onde se passa os 3 atos da ópera de Puccini: Tosca. Palazzo Farnese, Chiesa (igreja) Santa Andrea della Valle e Castel Sant´Angelo. Foi a primeira ópera que conheci na integra, e me apaixonei. Vi várias montagens, uma delas no Teatro Nacional de Kopenhagen. Foi engraçado porque tinha uma tela com tradução para o dinamarquês. Foi a primeira vez que uma tradução assim. Uma coisa legal foi que duas amigas minhas, que nunca tinham visto uma ópera inteira, quiseram ir junto e gostaram. Antes de cada ato eu explicava o que iria acontecer. Talvez por isso não foi chato pra elas.

Céu de Madrid


"Halte-là! Qui va là? Dragon d'Alcala!" Visitar a Plaza de Toros em Madrid foi como se estivesse mais perto da obra de Bizet "Carmen" (a ópera Carmen se passe em Sevilha, e seu último ato é em frente a uma "Plaza de Toros"). Sua arquitetura Mudéjar ou Mourisca, é um termo termo árabe que significa "domesticado", é muito linda e rica. A tourada é um belo espetáculo cênico. Peca ao maltratar o animal. Quem tiver curiosidade acho que vale a pena. Pelos idos de 1986, fui assistir uma corrida de touros (tourada).em Madrid. Estava eu munido de uma super possante Olympus Trip (daquelas que tem de colocar filmes, lembram?). Depois de fotografar a cidade num rápido City tour, registrei também as touradas. Resumo da ópera: claro que havia esquecido de colocar o filme. Infelizmente é uma das coisas que não fotografei mais.

Céu (calouro) do Rio


Ano 1977. Nunca gostei muito de estudar e queria dar uma satisfação pro meu pai, que sempre pagou meus estudos.  Queria fazer Medicina (clássico), mas não estudava, nem o suficiente. Fiz inscrição no vestibular para Letras Inglês. Sem muita surpresa passei. Havia mais vagas que candidatos. Então me presenteei com uma viagem, em pleno Carnaval, para o Rio de Janeiro.

Céu Muito Frio


Montreal, Canadá. Foi a primeira vez que vi e senti realmente o que é uma nevasca.  Por causa da neve, o aeroporto foi interditado, pois de uma hora pra outra, simplesmente, começou a nevar (por mais de duas horas). Assim como começou, também parou. Foi pura diversão (e muito frio, apesar do sol). Como não estava ventando, a temperatura era suportável. Teve até guerra de bola de neve, com uns amigos. Ah! Sim, a temperatura nessa foto estava 17º. ABAIXO DE ZERO.

Céu de Kopenhagen


Na rua da minha casa em Curitiba, tinha uma malharia. Adorava as estampas das malhas. Minha mãe  conhecia os donos, que eram dinamarqueses. Tinha também em Curitiba uma fábrica de móveis chamada Kastrup. Kastrup é o nome do lugar onde fica o Aeroporto de Kopenhagen, distante 8 km da cidade . Tudo muito distante de mim e da minha realidade na época. Sonhava, como toda criança com a Disney. Anos mais tarde, olha onde fui parar. Em Kopenhagen. A zona portuária (foto) antigamente era  um lugar muito sujo e mal frequentado .Nyhavn, Porto novo em português, é um canal ao estilo neerlandês (países baixos) foi completamente reformada e agora é um dos pontos turísticos mais frequentados durante o verão. É um canal, ladeado por prédios coloridos que abrigam bares e restaurantes.

Copa do Mundo 2002


Foi a 1ª vez que dois países sediaram a copa - Japão e Korea. No dia do jogo contra a Inglaterra, eu estava em Londres. Pela fama dos torcedores ingleses, preferi assistir o jogo no quarto do hotel. Brasil venceu por 2 X 1. Feliz da vida fui passear e decidi visitar o mais famoso museu de cera do mundo: o Madame Tussauds.
Quando dei de cara com a figura do David Beckham. não aguentei: com a mão esquerda estendi dois dedos, com a direita apenas um - o dedo médio. O Brasil foi penta campeão nesse ano.

Clube Atlético Ferroviario


No próximo dia 12.01.11 o Clube Atlético Ferroviário, completaria 81 anos, fundado em 1930 diante uma cisão no Britânia Sport Clube. A principio o Ferroviário, surgiu para reunir os funcionários e os operários da Rede Ferroviária Paraná - Santa Catarina - RVPSC, disputando apenas campeonatos amadores. Logo começou a despontar como time competitivo e sobretudo como força popular do futebol de Curitiba. Passou a profissional quase em seguida. Conseguiu oito títulos do Campeonato Paranaense, 1937, 1938, 1944, 1948, 1953, que foi o mais glorioso dos títulos marcado pela passagem do centenário de emancipação política do Estado do Paraná, até hoje os torcedores do Ferroviário, dizem com orgulho “O Campeão do Centenário". (Fonte: José Domingos - A Noticia Na Medida Certa)
Eis minha homenagem. A foto(montagem) não ficou boa? A original é do meu irmão. 

Anne Frank


A primeira coisa que eu procurava fazer em cada céu do mundo que eu visitava , pela 1ª vez (pois poderia ser a única), era explorar seus pontos turísticos.Conhecia pouco sobre Amsterdan. Uma coisa que muito me impressionou foi visitar a casa onde a família Frank ficou escondida durante a perseguição nazista aos judeus. Só ai fui ler o livro, pelo qual me apaixonei. Li outras publicações a respeito do refugio, vi os filmes. E a gente ainda acha que sofre... Essa estátua de Anne Frank fica muito próxima ao escritório, onde, no sótão ela, sua família e alguns poucos amigos se esconderam.

Céu de Barcelona


Passarela neogótica da Carrer del Bisbe, no Bairro Gótico. Cidade cheia de encantos. É possivel percorrer Barcelona a pé desde as ruínas romanas e a cidade medieval até os bairros do modernismo catalão com seus edifícios característicos, suas ruas arborizadas e suas largas avenidas. A cidade antiga é praticamente plana, enquanto que os bairros novos, a medida que ficam próximos à cordilheira litoral. (fonte Wikimedia)

Céu do Prado Velho - Curitiba


O Paiol da Pólvora, hoje teatro, fica na mesma rua da casa em que fui morar quando tinha 1 ano de idade.e só sair de la aos 23 anos, para o mundo Trata-se de uma construção circular, construída em 1874, e anteriormente utilizada pelo Exercito Brasileiro como arsenal de pólvora e munições. Muito tempo depois de sua desativação, foi transformado em espaço cultural e cênico, inaugurando o Teatro Paiol em 27.12.1971. Antes um lugar feio, mal cuidado. Depois de revitalizado deu ao bairro um charme especial.  As características originais da construção foram mantidas.

Mi Buenos Aires Querido


"Corrientes tres cuatro ocho, segundo piso, ascensor"  
Terra do tango, da Casa Rosada, das mães da Plaza de Mayo, de Evita. Um pouco da Europa na América do Sul. Ponto obrigatório:  os salões de cafés, onde a beleza da arquitetura  é muito bem preservada, as pessoas param para um papo informal e claro, aproveitar um saboroso café. Palermo, San Telmo, um convento restaurado, clássico da cultura portenha. Calle Florida, La Boca. Enfim vale conhecer. A foto foi tirada no endereço que serviu de inspiração para o famoso tango "A Media Luz".

Natal em Los Angeles


Natal de 1997. Eu e minha amiga Adriana.  A filha de uma amiga, na época com 5 anos, acreditava que Papai Noel morava nos EUA. E como ele não iria aparecer na casa dela se ela estava na terra dele? Então como eu era o único com gordura corporal suficiente para me vestir de bom velhinho, fingir que sabia falar todos os idiomas (pois afinal  Papai Noel dá presentes para crianças do mundo inteiro) e fazer as honras da casa, fiz o sacrificio de me vestir como ele. Foi muito divertido.

Morrendo de Medo


Tailândia (antigo Sião). Paraíso das compras. Imitações de roupas, relógios, eletrônicos, uma infinidade  de  marcas. À noite no mercado Patpong a movimentação é intensa. O legal é que a barganha rola à vontade. Nunca se deve comprar de cara, tem que pechinchar. Beleza arquitetônica, com seus palácios e monumentos de ouro. Outro ponto interessante é nesse mercado, para turista, onde você pode andar de elefante ou tirar foto com cobras. Essa da foto deve ter morrido estrangulada por mim. Dá uma aflição...

Clube do Trevo


Minha madrinha era rainha do Clube do Trevo, formado entre ela e suas amigas, em Curitiba. Eu e minha prima Silmara indo entregar flores na sua festa. Silmara era minha melhor amiga na infância. Ela morava no interior e quando vinha à Curitiba passar férias sempre ficava na minha casa. Sempre nos demos bem. Ela casou, tem uma filha linda, Carolina, morando nos EUA. De resto a vida se encarregou de nos afastar. Nosso amor fraterno continua. Ela tem mais quatro irmãs, mas isso é assunto para outra postagem.

Los Angeles - Disney


A primeira vez que eu fui à Disneylândia foi em Miami, já era adulto. Esta foto é da Disney de Los Angeles. Não importa pra qual país que tenha o parque da Disney, é sempre diversão na certa. Alguns brinquedos  são só para crianças mesmo, porque são muito infantis. Eu acho que a Disney foi criada para seres a partir de 12 anos, menos que isso ninguém se diverte. Os shows parecem verdadeiras cenas de cinema. O transporte, cenários, organização, enfim tudo bem perto da perfeição. O que irrita um pouco são as filas. Você chega a esperar até 1 hora. Na foto: eu, Fred Flinstone e Betty Rubble.

Macau


Foi nesta ilha, do outro lado do mundo, que o poeta Luiz de Camões ficou exilado. Foi aqui, onde hoje é a praça que leva o seu nome, que por volta de 1556 escreveu "Os Lusíadas". Fica mais ou menos 20 minutos de barca de Hong Kong.  Macau, Pinyin em mandarin, ficou livre da concessão portuguesa, que durou 100 anos, em 1997. Durante o dominio portugues as placas informativas (praças, ruas, informações em geral) sempre era  escrito nessa ordem: português, chinês e o inglês. Lugar interessante pra se conhecer. E como não poderia deixar de ser fui almoçar num dos bons restaurantes de la. O nome?  REI DO BACALHAU. Nas praças é comum observar senhores com suas gaiolas com pássaros, sentados à sombra de árvores. ou distraindo-se com jogos de tabuleiro. Em 1993, já não se falava muito o português, pois estava muito próximo a ser território chinês, novamente, e o mandarin já dominava.

Meus Pais

Sem duvida alguma não poderia de fazer menção à essas duas figuras que foram de suma importância na minha vida. São meus pais. Nessa foto eles ainda eram noivos. Devo a eles tudo, o que sou. Minha formação, minha crença na vida e nos homens. Eu ousaria dizer que sinto-me honrado por eles terem sido meus pais. Eu amo vocês, onde é que vocês possam estar.

Céu de New York


Cidade do consumismo, e eu sempre me senti no paraíso. Quinquilharias e comidas do mundo inteiro. Uma verdadeira Torre de Babel. A ilha de Manhatan tem um charme especial. Não é nada que você possa dizer que não existe cidade mais bonita, não. Pelo contrario. o que impressiona são seus arranha-céus imensos. New York exala charme. Lá assisti de Mama Mia a Liza Minelli e Charles Aznavour,  estes dois no Carnegie Hall, Victor ou Victoria com Julie Andrews. Não se pode falar de New York sem deixar de pensar no Central Park, nas vitrines da lojas de departamentos supre produzida na decoração, da Estátua da Liberdade. O Empire Stats, de onde a foto foi tirada, com a Twins Tower (antes do atentado, é claro), te dá uma visão panorâmica incrível.

Primeiro Céu


Esse foi o primeiro céu que vi.  Eu e minha madrinha, em 1957, no jardim da casa de meus avos. Eu nasci  nesta casa. Minha madrinha tinha uma personalidade forte. Foi uma das pessoas importante na minha vida. Espero que tenha sido feliz. Sempre tinha a palavra final, de um jeito ou de outro.